YO NO CREO EM BRUJAS,

PERO QUE LAS HAY, LAS HAY... 

Hoje, excepcionalmente, não resisto em escrever, mais uma vez, umas quantas linhas a defender a primeira-ministra finlandesa, Sanna Marin, a qual tem vindo a ser duramente criticada após ter visto divulgadas imagens da sua vida privada, a última das quais uma fotografia, tirada durante uma festa na sua residência, onde se vê duas mulheres em topless a beijarem-se... veja-se só o despautério!

Visivelmente emocionada, Sanna Marin, respondeu às críticas durante uma conferência de imprensa, esta última quarta-feira, dia 24 de agosto, na qual descreveu a semana passada como tendo sido "muito difícil" e explicou que também ansiava por "alegria, luz e diversão no meio das nuvens escuras". 

A primeira-ministra da Finlândia aproveitou aquela ocasião para reforçar a sua dedicação ao trabalho e a convicção de que até os políticos devem ter direito à sua vida privada (no que eu concordo inteiramente)... "sou humana", afirmou ela. 

Mais, acrescentou que nunca tinha faltado com as suas funções de governante e que quer acreditar "que as pessoas vão olhar para o que fazemos durante o trabalho e não para aquilo que fazemos durante o nosso tempo livre", dado que até os políticos merecem ter a sua privacidade. "Estou a aprender. Mas estou a fazer o meu trabalho tão bem como tenho feito até agora. Estou a pensar na Ucrânia, estou a pensar em si, e estou a fazer o meu trabalho". 

O cúmulo é termos tido já uma primeiro-ministro europeia a pedir publicamente desculpas após a fotografia de duas mulheres, uma influencer e uma ex-concorrente do concurso de Miss Finlândia, ter sido publicada na rede social TikTok.... sendo que nenhuma das mulheres é a Sanna Marin... e que fosse pergunto eu? 

Ou seja, agora no ocidente já há que pedir desculpa, não pelos nossos actos ou omissões, mas sim por aquilo que os outros fazem... 

Mais, ela torna-se notícia em todo o mundo depois de um vídeo seu a dançar numa festa privada com amigos ter surgido na Internet... oh pecado dos pecados diz a Sharia! Qualquer dia, por este andar, iremos ter a obrigatoriedade das deputadas ao Parlamento Europeu usarem Burka... 

Depois, houve quem, na oposição finlandesa, defensores da moral e dos bons costumes, comentasse que (talvez) a primeira-ministra estivesse sob o efeito de drogas, algo que a mesma negou, chegando a fazer um teste de despistagem "para esclarecer quaisquer suspeitas"... e o resultado, esse, veio negativo!  

G’anda melão! 

Está tudo errado nesta estória, desde a inversão do ónus da prova, à onda de (pseudo) puritanismo que varre a Europa, à devassa da vida privada das pessoas, aos sentimentos homofóbicos, à menorização do papel da mulher enquanto governante... tudo valores que pensávamos adquiridos e basilares no ocidente. Pelos vistos há ainda quem discorde! 

Quem me conhece sabe que nunca fui adepto de teorias conspirativas, mas não posso deixar de reparar numa certa coincidência de eventos, pois estes "pecadilhos" da Sana Marin gostar de dançar Twerk e ter amigas na comunidade LGBTQIA+ coincidem (isso sim importante) com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, defender a incorporação da Finlândia na NATO, por forma a torná-la “mais europeia e mais forte” ou com o Senado norte-americano a aprovar, quase por unanimidade, a adesão da Finlândia e da Suécia à NATO.  

Yo no creo em brujas, pero que las hay, las hay...