MERGULHA POR CASCAIS  

Como mergulhador, velejador e estudioso dos assuntos do Mar gostaria, antes do mais, agradecer à Junta de Freguesia Cascais e Estoril, ao Movimento Claro, ao Clube Naval de Cascais e à Guincho Surf Shop por terem lançado esta iniciativa #mergulhaporcascais.

Vai daqui também uma palavra muito especial para todos os voluntários que se tem empenhado neste magnifico trabalho em prol da conservação do nosso Oceano e na preservação das espécies e da biosfera, que são factos há muito destacados pelas Nações Unidas, que escolhe todos os anos um tema central para o debate de novas ideias e projetos de preservação e proteção dos Oceanos.

Em 2022, o tema é “Revitalização: Ação Colectiva para o Oceano”.

Nunca é demais recordar que os Oceanos ocupam dois terços da superfície do planeta e por meio da interação com a atmosfera, litosfera e biosfera, têm um papel importante nas condições climatéricas do planeta. Por outro lado, os Oceanos não são apenas o habitat de um vasto número de plantas e animais, mas também fornecem comida, energia, oxigénio e múltiplos recursos à humanidade.

Se outras razões não houvesse para conservar o Mar, bastaria tão somente lembrar que os Oceanos são, ainda, o principal regulador térmico do planeta, absorvendo mais de um quarto do dióxido de carbono libertado pelas atividades do ser humano.

A tudo isto acresce agora que o plástico nos Oceanos é um problema “profundo”!

De acordo com um estudo do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), o volume de plástico nos mares pode triplicar até 2040, entre 23 e 37M de toneladas por ano, se não houver uma acção rigorosa de redução desse material. Esta organização ainda alerta que, anualmente, já são despejados aproximadamente 11M de toneladas de plástico nos Oceanos.

Ajudar a combater este flagelo evitando os plásticos sempre que possível e divulgar e sensibilizar as pessoas que nos rodeiam para esta catástrofe ambiental é um dever de todos!

Afinal de contas, o planeta também é teu…