Já há muito que se sabia que a esquerda se arrogava de uma espécie de superioridade moral (?), agora o que eu desconhecia é que também, tal qual previra George Orwell, em 1945, no seu romance “Animal Farm” neste seu trecho “all animals are equal, but some animals are more equal than others” é que andassem para aí uns certos “donos disto tudo da politica lusa” a achar-se superiores aos demais ou pior... a achar que os outros são todos estúpidos!
Com toda a franqueza, a “camaradagem” existente entre suas excelências os senhores Presidente da República, Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, o Presidente da Assembleia da República, Prof. Doutor Augusto dos Santos Silva e primeiro-ministro, Dr. António Costa, já não surpreende ninguém... afinal é tudo “militância” do Partido Socialista.
O que choca mesmo foram estas imagens agora tornadas públicas em que o Presidente da República, o Presidente da Assembleia da República e o primeiro-ministro são surpreendidos a comentar a descompostura histérica que Augusto Santos Silva deu ao partido “Chega”, na cerimónia do 25 de Abril, na Assembleia da República, durante a intervenção do Presidente da Republica Federativa do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva.
Nas imagens, o Senhor Prof. Doutor Augusto Santos Silva gaba-se ao Presidente da República dizendo "Esta minha fúria, é a fúria de um tipo gelado. E mesmo assim….” e depois ainda acusou a Iniciativa Liberal de "falta de integridade política". Já o Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, no habitual tom galhofeiro, diz que foi o “Lula que me aclamou”... fantástico!
Agora, enquanto português, já ressalvei que não me revejo nas manifestações do “Chega” no hemiciclo. Em minha opinião há que saber respeitar os Chefes de Estado que nos visitam; se porventura não concordam, então abandonam ou então não estão presentes na cerimónia de boas-vindas. Contudo, devo dizer que a imparcialidade e a histeria do senhor Professor Doutor Augusto Santos Silva têm muito mais que se lhe diga.
Já não é a primeira, nem a segunda vez em que o senhor Presidente da Assembleia da República, como foi agora o caso, age com parcialidade e perde a razão!
O eleitor que votou no “Chega” merece o mesmo respeito democrático como aquele que votou no “BE” ou no “PCP” e que eu saiba ainda não há portugueses de primeira e portugueses de segunda...
Partidos há, na Assembleia da República, como o Partido Comunista Português, que defende a Federação Russa e não uma mera hipótese de castração química dos violadores, mas sim os crimes de guerra cometidos pela Rússia na região de Donetsk ou então o Bloco de Esquerda que nega a existência do Holodomor e eu nunca vi o senhor Presidente da Assembleia da República a alterar-se com um deputado comunista ou com um bloquista por causa dos atropelos diários aos direitos humanos na Ucrânia.
Da segunda figura de Estado esperava-se muitíssimo mais do que ser um mero "caceteiro" ao serviço da esquerda...
Logo, se o senhor Prof. Doutor Santos Silva não consegue ser imparcial e ultrapassar a sua condição de mero militante socialista, então não lhe resta outra solução se não renunciar ao cargo que ocupa, porque, manifestamente, não tem perfil para ele...